03-01-2025, 19:35:23
Moto com Bateria Descarregando - Honda CG 150 2004 a 2008
Dica Ivan Motos Show!
Problema abordado: A bateria da Honda CG 150 ES 2007 descarrega, com partida pesada em algumas situações e funcionamento irregular. Vamos diagnosticar e resolver o problema analisando os sistemas de carga e partida.
1. Diagnóstico do Sistema de Carga:
- O sistema de carga inclui:
- Estator, Magneto, Regulador/Retificador, Lâmpadas, Bateria e Chicote Elétrico.
- Primeiros testes realizados:
- Voltagem da bateria em repouso: 13.2V.
- Teste com farol ligado e motor funcionando: 14.8V (dentro dos parâmetros 14.0 a 15.5V).
- Corrente elétrica analisada com alicate amperímetro:
- Entre o fio amarelo e o fio branco: 3.5 A (lenta) e 8 A (acelerado), valores normais.
- Conclusão: Sistema de carga aparentemente funcional.
2. Diagnóstico do Estator:
- Teste de resistência:
- Fio amarelo e fio branco: 0.7 ohms (padrão: 0.1 a 1.2 ohms).
- Teste de voltagem em funcionamento:
- Fio amarelo e fio branco: 84V (acelerado).
- Teste com lâmpada 35/35W:
- Acendeu com intensidade adequada em ambos os fios.
- Resultado: Estator em boas condições.
3. Diagnóstico do Motor de Partida:
- Problema identificado: Partida pesada e irregular.
- Procedimentos realizados:
- Desmontagem e análise completa do motor de partida.
- Testes no induzido utilizando multímetro e tatuzinho:
- Sem curto-circuito.
- Resistências dentro do padrão (0.01 a 0.03 ohms entre as aletas).
- Motor de partida funcional.
- Limpeza e remontagem para descartar sujeira como fator.
4. Diagnóstico da Bateria:
- Teste inicial: 13.1V no repouso.
- Utilizado um aparelho de teste de bateria:
- Resistência interna: 478 mohm (muito alta).
- Temperatura da bateria: 59°C (indicando sobreaquecimento e mau funcionamento).
- Substituída por outra bateria de teste:
- Resistência interna: 29 mohm (saudável).
- Corrente de carga:
- Inicial: 1.9 A; após aceleração constante, caiu rapidamente para 0.9 A, indicando que a bateria estava armazenando carga corretamente.
- Conclusão: A bateria original apresentava falhas, necessitando substituição.
5. Considerações Finais e Ações Adicionais:
- Identificado o problema principal: Bateria defeituosa.
- Ações adicionais realizadas:
- Verificação do chicote elétrico completo para possíveis falhas.
- Inspeção e limpeza de conexões elétricas, relê de partida e cabos (positivo e negativo).
- Reforçada a recomendação de substituição de cabos com emendas por cabos novos de ponta a ponta.
Conclusão:
Com testes detalhados e uma abordagem sistemática, o problema de descarregamento da bateria foi identificado e corrigido. É essencial analisar todo o sistema para garantir que o defeito não reapareça.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continue estudando os manuais de serviço e aprimorando suas habilidades. Até a próxima!
Problema abordado: A bateria da Honda CG 150 ES 2007 descarrega, com partida pesada em algumas situações e funcionamento irregular. Vamos diagnosticar e resolver o problema analisando os sistemas de carga e partida.
1. Diagnóstico do Sistema de Carga:
- O sistema de carga inclui:
- Estator, Magneto, Regulador/Retificador, Lâmpadas, Bateria e Chicote Elétrico.
- Primeiros testes realizados:
- Voltagem da bateria em repouso: 13.2V.
- Teste com farol ligado e motor funcionando: 14.8V (dentro dos parâmetros 14.0 a 15.5V).
- Corrente elétrica analisada com alicate amperímetro:
- Entre o fio amarelo e o fio branco: 3.5 A (lenta) e 8 A (acelerado), valores normais.
- Conclusão: Sistema de carga aparentemente funcional.
2. Diagnóstico do Estator:
- Teste de resistência:
- Fio amarelo e fio branco: 0.7 ohms (padrão: 0.1 a 1.2 ohms).
- Teste de voltagem em funcionamento:
- Fio amarelo e fio branco: 84V (acelerado).
- Teste com lâmpada 35/35W:
- Acendeu com intensidade adequada em ambos os fios.
- Resultado: Estator em boas condições.
3. Diagnóstico do Motor de Partida:
- Problema identificado: Partida pesada e irregular.
- Procedimentos realizados:
- Desmontagem e análise completa do motor de partida.
- Testes no induzido utilizando multímetro e tatuzinho:
- Sem curto-circuito.
- Resistências dentro do padrão (0.01 a 0.03 ohms entre as aletas).
- Motor de partida funcional.
- Limpeza e remontagem para descartar sujeira como fator.
4. Diagnóstico da Bateria:
- Teste inicial: 13.1V no repouso.
- Utilizado um aparelho de teste de bateria:
- Resistência interna: 478 mohm (muito alta).
- Temperatura da bateria: 59°C (indicando sobreaquecimento e mau funcionamento).
- Substituída por outra bateria de teste:
- Resistência interna: 29 mohm (saudável).
- Corrente de carga:
- Inicial: 1.9 A; após aceleração constante, caiu rapidamente para 0.9 A, indicando que a bateria estava armazenando carga corretamente.
- Conclusão: A bateria original apresentava falhas, necessitando substituição.
5. Considerações Finais e Ações Adicionais:
- Identificado o problema principal: Bateria defeituosa.
- Ações adicionais realizadas:
- Verificação do chicote elétrico completo para possíveis falhas.
- Inspeção e limpeza de conexões elétricas, relê de partida e cabos (positivo e negativo).
- Reforçada a recomendação de substituição de cabos com emendas por cabos novos de ponta a ponta.
Conclusão:
Com testes detalhados e uma abordagem sistemática, o problema de descarregamento da bateria foi identificado e corrigido. É essencial analisar todo o sistema para garantir que o defeito não reapareça.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continue estudando os manuais de serviço e aprimorando suas habilidades. Até a próxima!
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