16-06-2020, 12:04:48
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-09-2024, 20:08:14 por admin.)
Resolvendo Dificuldade de Partida a Quente no VW Gol 1.0 Mi com Sistema Motronic MP 9.0
No VW Gol 1.0 Mi equipado com o sistema de injeção eletrônica Motronic MP 9.0, um problema comum relatado é a dificuldade de partida a quente. Além disso, a marcha lenta pode se tornar irregular, e o motor pode até apagar em algumas situações. Este problema está frequentemente relacionado a um vazamento de carvão ativado do canister, que provoca o emperramento da eletroválvula de purga na posição aberta.
Sintomas do Problema:
Quando um veículo apresenta dificuldade de partida a quente e uma marcha lenta irregular, a causa pode estar relacionada ao sistema de controle de emissões, especialmente o sistema de purga do canister.
Observações Importantes:
- Dificuldade em dar partida a quente: O motor tem dificuldade para pegar quando o veículo está quente.
- Marcha lenta irregular: O motor pode apresentar uma marcha lenta instável e, em alguns casos, até apagar.
Causa Identificada: Vazamento de Carvão Ativado do Canister
A causa do problema foi identificada como vazamento de carvão ativado do canister, que resultou no emperramento da eletroválvula de purga na posição aberta. A eletroválvula de purga controla a liberação dos vapores de combustível do canister para o motor. Se o carvão ativado escapar do canister e bloquear a válvula, ela pode ficar travada na posição aberta, o que interfere na mistura de ar-combustível e dificulta a partida a quente.
Como o Vazamento de Carvão Ativado Afeta o Desempenho do Motor?
- Quando a eletroválvula de purga fica emperrada na posição aberta, os vapores de combustível são liberados continuamente para o motor, mesmo quando não são necessários. Isso altera a mistura ar-combustível, causando marcha lenta irregular e dificuldade de partida a quente.
Soluções para o Problema
Há duas abordagens para resolver este problema, dependendo do estado da eletroválvula de purga e do filtro de carvão ativado:
Solução Paliativa:
- Limpeza da Eletroválvula de Purga do Canister: Remova a eletroválvula de purga e faça uma limpeza completa para remover qualquer carvão ativado ou detritos que possam estar obstruindo seu funcionamento.
- Instalar um Filtro de Combustível na Linha Entre o Filtro de Carvão Ativado e a Eletroválvula: Este filtro adicional ajudará a capturar qualquer carvão ativado que escape do canister, evitando que a válvula de purga emperre novamente.
Solução Definitiva:
- Substituir o Filtro de Carvão Ativado do Canister: Troque o filtro de carvão ativado por um novo para garantir que não haja mais partículas de carvão sendo liberadas.
- Substituir a Eletroválvula de Purga: Se a limpeza da eletroválvula não for eficaz ou se ela continuar emperrada, substitua a válvula de purga por uma nova para garantir um funcionamento correto.
Procedimento para Limpeza e Substituição dos Componentes:
- Desligar a Bateria: Para garantir a segurança, desconecte o cabo negativo da bateria antes de iniciar qualquer trabalho no sistema de combustível.
- Remover a Eletroválvula de Purga do Canister: Localize a eletroválvula de purga, que geralmente está conectada ao canister e ao coletor de admissão. Desconecte as mangueiras e os conectores elétricos e remova a válvula.
- Limpeza da Eletroválvula de Purga: Utilize ar comprimido e um spray de limpeza de contatos elétricos para remover qualquer obstrução de carvão ativado na válvula.
- Instalar um Filtro de Combustível na Linha de Purga: Instale um filtro de combustível na linha que conecta o canister à eletroválvula de purga para evitar futuras contaminações.
- Substituição do Filtro de Carvão Ativado do Canister (se necessário): Se o filtro de carvão ativado estiver saturado ou danificado, substitua-o por um novo.
- Reinstalar a Eletroválvula de Purga ou Instalar uma Nova (se necessário): Se a válvula antiga não puder ser limpa ou continuar com problemas, substitua-a por uma nova.
- Reconectar a Bateria e Testar o Veículo: Reconecte o cabo negativo da bateria, ligue o motor e verifique se a dificuldade de partida a quente foi resolvida e se a marcha lenta está estável.
Comentário Adicional:
O sistema de purga do canister é fundamental para o controle de emissões e o bom funcionamento do motor. Problemas com a válvula de purga ou o canister podem levar a sintomas confusos, como dificuldade de partida a quente e marcha lenta irregular.
É importante considerar todos os componentes do sistema de controle de emissões ao diagnosticar problemas de partida e funcionamento irregular do motor, garantindo uma solução completa e duradoura.
Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e resolver problemas de partida a quente em veículos como o VW Gol 1.0 Mi com sistema Motronic MP 9.0, assegurando um funcionamento eficiente e seguro do motor.