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Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando
#1
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Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - Parte 1


Dica Ivan Motos Show!

Hoje vamos diagnosticar uma Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011 com dificuldade para funcionar, fusível queimando, aceleração alterada e lenta irregular. O objetivo é analisar os sistemas da motocicleta para identificar os problemas e solucioná-los. Acompanhe o passo a passo detalhado!


1. Sintomas Relatados:
- Moto com dificuldade para funcionar.
- Fusível queimando esporadicamente.
- Aceleração alta ou flutuante.
- Sistema elétrico e de injeção possivelmente comprometidos.


2. Análise Inicial - Pontos a Verificar:
- Sistema elétrico:
- Consumo de corrente dos componentes.
- Vazamento ou curto-circuito.
- Sistema de injeção eletrônica:
- Pressão e vazão da bomba de combustível.
- Filtro de combustível.
- Pressão na linha de combustível.
- Motor:
- Pressão de compressão.
- Regulagem de válvulas.
- Estado do eletrodo e abertura da vela de ignição.


3. Diagnóstico da Bomba de Combustível e Linha de Combustível:
- Pressão e Vazão da Bomba:
- Conectar um manômetro na saída da bomba.
- Resultado: 2 bar (valor abaixo do esperado de 5 a 8 bar).
- Conclusão: Bomba de combustível com defeito.

- Pressão na Linha de Combustível:
- Conectar o manômetro entre o regulador e o bico injetor.
- Resultado: 2 bar (valor abaixo do esperado de 3 bar).
- Conclusão: Pressão na linha irregular devido à baixa pressão na bomba.

- Vazamento Identificado:
- Gasolina vazando na borracha próxima ao regulador.
- Possível causa de curto-circuito e fusível queimando.


4. Diagnóstico do Motor:
- Pressão de Compressão do Motor:
- Realizado com manômetro no cabeçote.
- Resultado: 140 PSI (dentro do limite de uso, mas próximo do mínimo).
- Conclusão: Motor funciona corretamente, mas está próximo de necessitar manutenção.

- Verificação da Folga de Válvulas:
- Retirada da tampa de válvulas.
- Observação de desgaste na junta e colocação de arruelas inadequadas.
- Folga padrão:
- Admissão: 0,10 mm (+/- 0,03 mm).
- Escape: 0,12 mm (+/- 0,03 mm).
- Calibração a ser feita com lâminas de medida.


5. Problemas Identificados na Primeira Etapa:
- Bomba de combustível com defeito:
- Pressão abaixo do esperado.
- Necessidade de substituição.
- Vazamento de gasolina no sistema:
- Possível causa de fusível queimando e funcionamento irregular.
- Desgaste em componentes do motor:
- Junta danificada e folga de válvulas potencialmente irregular.


6. Próximos Passos:
- Substituir a bomba de combustível e refazer os testes de pressão e vazão.
- Corrigir o vazamento de gasolina e verificar os conectores elétricos próximos.
- Ajustar a folga de válvulas para os valores padrão.
- Continuar o diagnóstico na segunda parte para verificar outros parâmetros do sistema.


Conclusão:
Essa foi a primeira parte do diagnóstico de uma Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011. Identificamos problemas na bomba de combustível, vazamento de gasolina e desgaste em componentes do motor. No próximo passo, iremos realizar as correções e continuar o diagnóstico detalhado.

Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima!


Administrador
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#2


Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - Parte 2


Dica Ivan Motos Show!

Na continuação do diagnóstico da Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011, avançamos na análise da folga de válvulas, sistema de combustível e do corpo de aceleração. Acompanhe os detalhes e procedimentos realizados para identificar os problemas!


1. Verificação da Folga de Válvulas:
- Utilizamos lâminas de calibração:
- 0,08 mm: Passou livre, indicando que a folga está dentro do padrão.
- 0,10 mm (admissão): Passou com leve resistência, indicando folga ideal.
- 0,13 mm (escape): Não entrou, indicando folga ideal.
- Conclusão: A folga das válvulas está dentro dos parâmetros.


2. Observação da Corrente de Comando:
- A corrente apresenta folga e está próxima do parafuso do pino de empuxo.
- O tensor instalado não é original, sendo do tipo catraca.
- Recomendação: Substituir a corrente de comando para evitar desgaste adicional.


3. Substituição da Bomba de Combustível:
- Remoção da bomba antiga (somente gasolina):
- Identificado modelo incompatível com o sistema Flex.
- Pressão de saída de apenas 2 bar (deveria ser entre 5 a 8 bar).
- Instalação de bomba correta (modelo Flex):
- Pressão regulada pelo sistema externo, garantindo 3 bar na linha de combustível.
- Diferenças entre bombas:
- Modelo gasolina: saída centralizada, pressão fixa interna.
- Modelo Flex: saída lateral, pressão regulada externamente.
- Conclusão: Substituímos a bomba incorreta por uma compatível com o sistema.


4. Verificação do Corpo de Aceleração:
- Remoção do corpo de aceleração:
- Retirada dos conectores, cabo do acelerador e mangueiras.
- Observação de sujeira e óleo no sistema.
- Problemas Identificados:
- Umidade no corpo de aceleração.
- Caixa do filtro de ar cheia de óleo:
- Indicativo de desgaste no pistão e segmentos.
- Condutor de ar solto e fora da posição.
- Ações Realizadas:
- Limpeza completa do corpo de aceleração.
- Análise das borrachas de vedação e substituição quando necessário.
- Inspeção do bico injetor:
- Modelo de 8 furos (correto para a moto).
- Realizada limpeza no bico.


5. Próximos Passos:
- Reinstalar o corpo de aceleração e verificar funcionamento.
- Realizar novos testes no sistema de combustível após substituição da bomba.
- Informar ao cliente a necessidade de reparos adicionais:
- Troca da corrente de comando.
- Manutenção no motor devido ao desgaste dos segmentos e possível perda de compressão.


Conclusão:
Na segunda parte do diagnóstico, substituímos a bomba de combustível, verificamos o corpo de aceleração e identificamos problemas adicionais, como desgaste no motor e na corrente de comando. Continuaremos na Parte 3 para finalizar os ajustes e testes.

Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima!


Administrador
Responder
#3


Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - Parte 3 e Final


Dica Ivan Motos Show!

Na última parte do diagnóstico da Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011, finalizamos a análise dos sistemas e executamos os reparos necessários para resolver os problemas apresentados. Confira os detalhes e as soluções!


1. Atuador de Marcha Lenta Travado:
- O atuador não estava realizando os movimentos de entrada e saída devido ao acúmulo de sujeira na rosca.
- Procedimento realizado:
- Utilizado um alicate para soltar o eixo preso.
- Limpeza completa do atuador e lubrificação com desengripante.
- Verificado o funcionamento correto após a limpeza.


2. Limpeza do Bico Injetor:
- O bico estava apresentando baixa vazão (6 ml em vez de 10-12 ml).
- Ações realizadas:
- Limpeza na máquina ultrassônica com detergente especial.
- Teste após a limpeza demonstrou 11 ml, indicando que o bico estava apenas sujo.


3. Limpeza do Corpo de Aceleração:
- Realizada limpeza completa no corpo de aceleração utilizando cuba ultrassônica.
- Verificada a abertura correta da borboleta e ausência de sujeira nas passagens de ar.


4. Caixa do Filtro de Ar e Coletor de Admissão:
- Problemas encontrados:
- Caixa do filtro de ar estava cheia de óleo, indicando problemas no pistão e segmentos.
- Condutor de ar solto e fora da posição.
- Anel de vedação do coletor ressecado e sem capacidade de vedação.
- Ações realizadas:
- Limpeza completa da caixa do filtro de ar.
- Substituição do anel de vedação e reinstalação correta do condutor de ar com cola apropriada.


5. Teste e Substituição da Bomba de Combustível:
- Pressão inicial da bomba estava em 2 bar (deveria ser entre 5 a 8 bar).
- Substituída por uma bomba correta para o modelo Flex.
- Resultados após a troca:
- Pressão da bomba ajustada entre 5 a 8 bar.
- Regulador de pressão funcionando corretamente, ajustando para 3 bar na linha de combustível.


6. Reset e Verificação do Sistema de Injeção:
- Realizado reset do TPS e da unidade de sensores pelo sensor de temperatura.
- Testado o sistema com ferramenta de diagnóstico:
- Sem códigos de falha armazenados.
- Mapa de combustível correto.


7. Funcionamento Final:
- Moto funcionando perfeitamente, lenta estabilizada e aceleração responsiva.
- Moto deixada em funcionamento por 12 minutos para varredura do módulo e ajustes dos sensores.


8. Reparo Adicional Necessário:
- Informado ao cliente sobre a necessidade de substituir:
- Corrente de comando (gasta).
- Pistão, segmentos e camisa (indicando desgaste devido à presença de óleo no filtro de ar).


Conclusão:
O diagnóstico e os reparos detalhados solucionaram os problemas de dificuldade para funcionar e falhas da moto. A metodologia de análise do sistema como um todo permitiu identificar e corrigir diversos defeitos ocultos.

Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continuem estudando os manuais de serviço e aprimorando seus conhecimentos. Até a próxima!


Administrador
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