Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Entendendo o Funcionamento do Sensor EOT na Honda CG Fan 160 2021
#1
Video 


Entendendo o Funcionamento do Sensor EOT na Honda CG Fan 160 2021


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos falar sobre o funcionamento do **sensor EOT (Engine Oil Temperature)**, também conhecido como sensor de temperatura do óleo do motor. Este componente é essencial para o sistema de injeção eletrônica da Honda CG Fan 160, ano 2021. Vou explicar como o sensor trabalha e como o sinal é processado pela ECU (Unidade de Controle Eletrônico) para ajustar o tempo de injeção de combustível.

Vamos lá!



1. O que é o Sensor EOT e Qual Sua Função?

O **sensor EOT (Engine Oil Temperature)** é responsável por medir a temperatura do óleo do motor. Ele envia essa informação em forma de sinal elétrico para a ECU, que utiliza esses dados para ajustar o tempo de injeção de combustível pelo bico injetor, especialmente durante a partida e o aquecimento do motor.

- Quando o motor está frio, a resistência do sensor é alta, o que faz com que a tensão enviada para a ECU também seja alta.
- À medida que o motor aquece, a resistência do sensor diminui, reduzindo a tensão. A ECU interpreta essa variação de tensão e ajusta o tempo que o bico injetor permanece aberto, regulando a quantidade de combustível injetada.



2. Testando a Alimentação do Sensor EOT

Antes de verificar o sinal de saída do sensor, precisamos checar se ele está recebendo a alimentação correta. A alimentação para o sensor EOT é de aproximadamente **5 volts**, fornecida pela ECU.

Como testar a alimentação:

1. Desconecte o conector do sensor EOT.
2. Coloque o multímetro na escala de **20 volts DC (corrente contínua)**.
3. Coloque a ponta de prova negativa no aterramento e a ponta de prova positiva no **fio amarelo com listra azul**.
4. Ligue a chave de ignição e observe o valor no multímetro. Ele deve mostrar aproximadamente **4,9 a 5 volts**.

Se o valor estiver correto, a alimentação está sendo fornecida corretamente para o sensor EOT.



3. Monitorando o Sinal do Sensor EOT para a ECU

Depois de verificar a alimentação, vamos monitorar o sinal que o sensor EOT envia para a ECU, que é uma tensão variável de acordo com a temperatura do motor.

Procedimento para medir o sinal de saída do sensor EOT:

1. Reconecte o conector do sensor EOT.
2. Coloque a ponta de prova positiva do multímetro no fio **amarelo com listra azul**, que é o fio de sinal.
3. A ponta de prova negativa continua no aterramento.
4. Mantenha o multímetro na escala de **20 volts DC** e ligue a chave de ignição.

Com o motor em temperatura ambiente (cerca de 32°C), o sinal de saída do sensor deve estar em torno de **2,5 volts**. À medida que o motor aquece, essa tensão diminui, pois a resistência do sensor EOT diminui.



4. Testando o Sensor EOT com a Motocicleta Ligada

Agora, vamos ver o comportamento do sensor EOT com o motor da motocicleta ligado. Conforme o motor aquece, a resistência do sensor EOT diminui e, consequentemente, a tensão de sinal para a ECU também diminui.

Passos para teste com o motor ligado:

1. Ligue a motocicleta e observe a leitura do multímetro.
2. A tensão inicial deve ser de cerca de **2,55 volts** com o motor frio.
3. À medida que o motor aquece, a tensão deve começar a cair gradualmente (por exemplo, de **2,55V para 2,53V, depois para 2,32V**, etc.).

Com o aumento da temperatura do motor (por exemplo, para **80-90°C**), o valor da tensão pode cair abaixo de **1 volt** (por exemplo, **0,866 volts**). Essa queda na tensão indica que o motor está quente, e a ECU ajustará o tempo de injeção do bico injetor para que ele permaneça menos tempo aberto, economizando combustível e mantendo a motocicleta em uma marcha lenta padrão.



5. Conclusão

O sensor EOT é vital para o bom funcionamento do motor da Honda CG Fan 160 2021. Ele garante que a quantidade correta de combustível seja injetada conforme a temperatura do motor, ajudando na eficiência de combustível e na performance geral da motocicleta.

Se o sensor EOT apresentar os parâmetros de voltagem adequados para cada faixa de temperatura, ele está funcionando corretamente. Testes regulares desse tipo podem ajudar a identificar problemas no sistema de injeção antes que se tornem maiores.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Bons reparos e até a próxima aula!

Hélio Rodrigues

Administrador
Responder


Mensagem neste Tópico
Entendendo o Funcionamento do Sensor EOT na Honda CG Fan 160 2021 - por admin - 09-09-2024, 13:41:42

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Honda Fan 150 (2012): Diagnóstico e Solução de Dificuldade de Funcionamento admin 0 15 4 horas atrás
Última Mensagem: admin
Video Guia de Reparo do Velocímetro da Honda CB 300 (2014): Sensor e Engrenagem admin 0 92 13-11-2024, 17:57:28
Última Mensagem: admin
Video Painel CG Fan 160 2021 - Com Mau Funcionamento. admin 0 163 21-10-2024, 10:25:50
Última Mensagem: admin
Video Honda Biz 125 Flex 2014 - Solucionando o Funcionamento Irregular do Painel admin 0 300 11-09-2024, 08:45:03
Última Mensagem: admin
Video Como Testar o Sensor de Pulso da Honda CG Titan 125 KS 2002 - Guia Técnico Completo admin 0 278 08-09-2024, 12:20:14
Última Mensagem: admin
Video Como Fazer o Teste de Alimentação do Sensor Ckp da Pcx 150 2014 admin 0 444 13-05-2024, 11:35:55
Última Mensagem: admin
Video Como Testar Bobina de Pulso Carburada ou Sensor Ckp Moto Injetada admin 0 1.044 21-02-2024, 11:18:35
Última Mensagem: admin
Video Simulação de defeito Sensor de Inclinação , CG 150 Titan Esd 2013 passo a Passo admin 0 945 10-01-2024, 23:28:57
Última Mensagem: admin
Video Simulação de defeito Sensor Ckp defeituoso bobina de Pulso veja Os Testes Passo a Pas admin 0 1.176 31-12-2023, 23:57:00
Última Mensagem: admin
Video Como Regular O Parafuso do Acelerador - Injeção Eletrônica, Sensor Tp admin 0 3.609 09-12-2023, 20:39:47
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)