16-11-2024, 21:13:22
Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - Parte 2
Dica Ivan Motos Show!
Na continuação do diagnóstico da Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011, avançamos na análise da folga de válvulas, sistema de combustível e do corpo de aceleração. Acompanhe os detalhes e procedimentos realizados para identificar os problemas!
1. Verificação da Folga de Válvulas:
- Utilizamos lâminas de calibração:
- 0,08 mm: Passou livre, indicando que a folga está dentro do padrão.
- 0,10 mm (admissão): Passou com leve resistência, indicando folga ideal.
- 0,13 mm (escape): Não entrou, indicando folga ideal.
- Conclusão: A folga das válvulas está dentro dos parâmetros.
2. Observação da Corrente de Comando:
- A corrente apresenta folga e está próxima do parafuso do pino de empuxo.
- O tensor instalado não é original, sendo do tipo catraca.
- Recomendação: Substituir a corrente de comando para evitar desgaste adicional.
3. Substituição da Bomba de Combustível:
- Remoção da bomba antiga (somente gasolina):
- Identificado modelo incompatível com o sistema Flex.
- Pressão de saída de apenas 2 bar (deveria ser entre 5 a 8 bar).
- Instalação de bomba correta (modelo Flex):
- Pressão regulada pelo sistema externo, garantindo 3 bar na linha de combustível.
- Diferenças entre bombas:
- Modelo gasolina: saída centralizada, pressão fixa interna.
- Modelo Flex: saída lateral, pressão regulada externamente.
- Conclusão: Substituímos a bomba incorreta por uma compatível com o sistema.
4. Verificação do Corpo de Aceleração:
- Remoção do corpo de aceleração:
- Retirada dos conectores, cabo do acelerador e mangueiras.
- Observação de sujeira e óleo no sistema.
- Problemas Identificados:
- Umidade no corpo de aceleração.
- Caixa do filtro de ar cheia de óleo:
- Indicativo de desgaste no pistão e segmentos.
- Condutor de ar solto e fora da posição.
- Ações Realizadas:
- Limpeza completa do corpo de aceleração.
- Análise das borrachas de vedação e substituição quando necessário.
- Inspeção do bico injetor:
- Modelo de 8 furos (correto para a moto).
- Realizada limpeza no bico.
5. Próximos Passos:
- Reinstalar o corpo de aceleração e verificar funcionamento.
- Realizar novos testes no sistema de combustível após substituição da bomba.
- Informar ao cliente a necessidade de reparos adicionais:
- Troca da corrente de comando.
- Manutenção no motor devido ao desgaste dos segmentos e possível perda de compressão.
Conclusão:
Na segunda parte do diagnóstico, substituímos a bomba de combustível, verificamos o corpo de aceleração e identificamos problemas adicionais, como desgaste no motor e na corrente de comando. Continuaremos na Parte 3 para finalizar os ajustes e testes.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima!
Na continuação do diagnóstico da Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011, avançamos na análise da folga de válvulas, sistema de combustível e do corpo de aceleração. Acompanhe os detalhes e procedimentos realizados para identificar os problemas!
1. Verificação da Folga de Válvulas:
- Utilizamos lâminas de calibração:
- 0,08 mm: Passou livre, indicando que a folga está dentro do padrão.
- 0,10 mm (admissão): Passou com leve resistência, indicando folga ideal.
- 0,13 mm (escape): Não entrou, indicando folga ideal.
- Conclusão: A folga das válvulas está dentro dos parâmetros.
2. Observação da Corrente de Comando:
- A corrente apresenta folga e está próxima do parafuso do pino de empuxo.
- O tensor instalado não é original, sendo do tipo catraca.
- Recomendação: Substituir a corrente de comando para evitar desgaste adicional.
3. Substituição da Bomba de Combustível:
- Remoção da bomba antiga (somente gasolina):
- Identificado modelo incompatível com o sistema Flex.
- Pressão de saída de apenas 2 bar (deveria ser entre 5 a 8 bar).
- Instalação de bomba correta (modelo Flex):
- Pressão regulada pelo sistema externo, garantindo 3 bar na linha de combustível.
- Diferenças entre bombas:
- Modelo gasolina: saída centralizada, pressão fixa interna.
- Modelo Flex: saída lateral, pressão regulada externamente.
- Conclusão: Substituímos a bomba incorreta por uma compatível com o sistema.
4. Verificação do Corpo de Aceleração:
- Remoção do corpo de aceleração:
- Retirada dos conectores, cabo do acelerador e mangueiras.
- Observação de sujeira e óleo no sistema.
- Problemas Identificados:
- Umidade no corpo de aceleração.
- Caixa do filtro de ar cheia de óleo:
- Indicativo de desgaste no pistão e segmentos.
- Condutor de ar solto e fora da posição.
- Ações Realizadas:
- Limpeza completa do corpo de aceleração.
- Análise das borrachas de vedação e substituição quando necessário.
- Inspeção do bico injetor:
- Modelo de 8 furos (correto para a moto).
- Realizada limpeza no bico.
5. Próximos Passos:
- Reinstalar o corpo de aceleração e verificar funcionamento.
- Realizar novos testes no sistema de combustível após substituição da bomba.
- Informar ao cliente a necessidade de reparos adicionais:
- Troca da corrente de comando.
- Manutenção no motor devido ao desgaste dos segmentos e possível perda de compressão.
Conclusão:
Na segunda parte do diagnóstico, substituímos a bomba de combustível, verificamos o corpo de aceleração e identificamos problemas adicionais, como desgaste no motor e na corrente de comando. Continuaremos na Parte 3 para finalizar os ajustes e testes.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima!
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