16-11-2024, 21:16:22
Moto com Dificuldade para Funcionar e Falhando - Parte 3 e Final
Dica Ivan Motos Show!
Na última parte do diagnóstico da Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011, finalizamos a análise dos sistemas e executamos os reparos necessários para resolver os problemas apresentados. Confira os detalhes e as soluções!
1. Atuador de Marcha Lenta Travado:
- O atuador não estava realizando os movimentos de entrada e saída devido ao acúmulo de sujeira na rosca.
- Procedimento realizado:
- Utilizado um alicate para soltar o eixo preso.
- Limpeza completa do atuador e lubrificação com desengripante.
- Verificado o funcionamento correto após a limpeza.
2. Limpeza do Bico Injetor:
- O bico estava apresentando baixa vazão (6 ml em vez de 10-12 ml).
- Ações realizadas:
- Limpeza na máquina ultrassônica com detergente especial.
- Teste após a limpeza demonstrou 11 ml, indicando que o bico estava apenas sujo.
3. Limpeza do Corpo de Aceleração:
- Realizada limpeza completa no corpo de aceleração utilizando cuba ultrassônica.
- Verificada a abertura correta da borboleta e ausência de sujeira nas passagens de ar.
4. Caixa do Filtro de Ar e Coletor de Admissão:
- Problemas encontrados:
- Caixa do filtro de ar estava cheia de óleo, indicando problemas no pistão e segmentos.
- Condutor de ar solto e fora da posição.
- Anel de vedação do coletor ressecado e sem capacidade de vedação.
- Ações realizadas:
- Limpeza completa da caixa do filtro de ar.
- Substituição do anel de vedação e reinstalação correta do condutor de ar com cola apropriada.
5. Teste e Substituição da Bomba de Combustível:
- Pressão inicial da bomba estava em 2 bar (deveria ser entre 5 a 8 bar).
- Substituída por uma bomba correta para o modelo Flex.
- Resultados após a troca:
- Pressão da bomba ajustada entre 5 a 8 bar.
- Regulador de pressão funcionando corretamente, ajustando para 3 bar na linha de combustível.
6. Reset e Verificação do Sistema de Injeção:
- Realizado reset do TPS e da unidade de sensores pelo sensor de temperatura.
- Testado o sistema com ferramenta de diagnóstico:
- Sem códigos de falha armazenados.
- Mapa de combustível correto.
7. Funcionamento Final:
- Moto funcionando perfeitamente, lenta estabilizada e aceleração responsiva.
- Moto deixada em funcionamento por 12 minutos para varredura do módulo e ajustes dos sensores.
8. Reparo Adicional Necessário:
- Informado ao cliente sobre a necessidade de substituir:
- Corrente de comando (gasta).
- Pistão, segmentos e camisa (indicando desgaste devido à presença de óleo no filtro de ar).
Conclusão:
O diagnóstico e os reparos detalhados solucionaram os problemas de dificuldade para funcionar e falhas da moto. A metodologia de análise do sistema como um todo permitiu identificar e corrigir diversos defeitos ocultos.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continuem estudando os manuais de serviço e aprimorando seus conhecimentos. Até a próxima!
Na última parte do diagnóstico da Honda NXR 150 Bros ESD Mix 2011, finalizamos a análise dos sistemas e executamos os reparos necessários para resolver os problemas apresentados. Confira os detalhes e as soluções!
1. Atuador de Marcha Lenta Travado:
- O atuador não estava realizando os movimentos de entrada e saída devido ao acúmulo de sujeira na rosca.
- Procedimento realizado:
- Utilizado um alicate para soltar o eixo preso.
- Limpeza completa do atuador e lubrificação com desengripante.
- Verificado o funcionamento correto após a limpeza.
2. Limpeza do Bico Injetor:
- O bico estava apresentando baixa vazão (6 ml em vez de 10-12 ml).
- Ações realizadas:
- Limpeza na máquina ultrassônica com detergente especial.
- Teste após a limpeza demonstrou 11 ml, indicando que o bico estava apenas sujo.
3. Limpeza do Corpo de Aceleração:
- Realizada limpeza completa no corpo de aceleração utilizando cuba ultrassônica.
- Verificada a abertura correta da borboleta e ausência de sujeira nas passagens de ar.
4. Caixa do Filtro de Ar e Coletor de Admissão:
- Problemas encontrados:
- Caixa do filtro de ar estava cheia de óleo, indicando problemas no pistão e segmentos.
- Condutor de ar solto e fora da posição.
- Anel de vedação do coletor ressecado e sem capacidade de vedação.
- Ações realizadas:
- Limpeza completa da caixa do filtro de ar.
- Substituição do anel de vedação e reinstalação correta do condutor de ar com cola apropriada.
5. Teste e Substituição da Bomba de Combustível:
- Pressão inicial da bomba estava em 2 bar (deveria ser entre 5 a 8 bar).
- Substituída por uma bomba correta para o modelo Flex.
- Resultados após a troca:
- Pressão da bomba ajustada entre 5 a 8 bar.
- Regulador de pressão funcionando corretamente, ajustando para 3 bar na linha de combustível.
6. Reset e Verificação do Sistema de Injeção:
- Realizado reset do TPS e da unidade de sensores pelo sensor de temperatura.
- Testado o sistema com ferramenta de diagnóstico:
- Sem códigos de falha armazenados.
- Mapa de combustível correto.
7. Funcionamento Final:
- Moto funcionando perfeitamente, lenta estabilizada e aceleração responsiva.
- Moto deixada em funcionamento por 12 minutos para varredura do módulo e ajustes dos sensores.
8. Reparo Adicional Necessário:
- Informado ao cliente sobre a necessidade de substituir:
- Corrente de comando (gasta).
- Pistão, segmentos e camisa (indicando desgaste devido à presença de óleo no filtro de ar).
Conclusão:
O diagnóstico e os reparos detalhados solucionaram os problemas de dificuldade para funcionar e falhas da moto. A metodologia de análise do sistema como um todo permitiu identificar e corrigir diversos defeitos ocultos.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continuem estudando os manuais de serviço e aprimorando seus conhecimentos. Até a próxima!
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