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Como Diagnosticar e Reparar Quadriciclo Infantil 110cc Sem Centelha
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Como Diagnosticar e Reparar Quadriciclo Infantil 110cc Sem Centelha

Olá, amigos mecânicos! Sou o Ivan Motos, e hoje vamos aprender a diagnosticar e reparar um quadriciclo infantil de 110cc com tema do Homem-Aranha que está sem centelha na vela de ignição. Este tipo de quadriciclo é comum e apresenta sistemas elétricos semelhantes aos das motocicletas de baixa cilindrada.


Introdução

Quando um quadriciclo não apresenta centelha na vela, é essencial verificar o sistema de ignição passo a passo. Vamos utilizar um multímetro para testar a continuidade e resistência dos fios e componentes envolvidos.


Ferramentas Necessárias

- Multímetro digital
- Chave de fenda
- Alicate de corte e decapagem
- Fios de teste
- Terminais elétricos
- Fita isolante ou termo-retrátil


Passo a Passo do Diagnóstico

1. Verificação Inicial

- Confirme que não há centelha na vela de ignição.
- Certifique-se de que a bateria está carregada e conectada corretamente.

2. Teste no Conector do CDI

- Desconecte o CDI do chicote elétrico.
- Configure o multímetro na função de teste de continuidade.

3. Teste do Fio Verde (Aterramento)

- Coloque a ponta de prova preta no aterramento do motor.
- Coloque a ponta de prova vermelha no pino correspondente ao fio verde no conector do CDI.
- Verifique a continuidade: deve haver continuidade com o Terra.
- Na escala de 200 ohms, a resistência deve ser entre 0,1 a 0,3 ohms.

4. Teste do Fio Azul com Listra Amarela (Bobina de Pulso)

- Configure o multímetro na escala de 200 ohms.
- Coloque as pontas de prova no fio azul com listra amarela e no Terra.
- A resistência deve estar entre 120 a 160 ohms.
- Se obtiver um valor dentro desse intervalo (por exemplo, 126 ohms), a bobina de pulso está ok.

5. Teste do Fio Preto com Listra Amarela (Bobina de Faísca)

- Ainda na escala de 200 ohms, teste o fio preto com listra amarela.
- A resistência deve ser entre 0,3 a 0,9 ohms.
- Valores como 0,5 ohms indicam que a bobina está funcionando corretamente.

6. Teste do Fio Preto com Listra Vermelha (Bobina de Alta Tensão)

- Teste o fio preto com listra vermelha no conector do CDI.
- Se não houver leitura de resistência, pode indicar um fio rompido.
- Verifique diretamente no conector do estator. Se lá houver resistência (por exemplo, 542 ohms), o problema está no fio entre o estator e o CDI.


Identificação dos Defeitos

- Primeiro Defeito: Fio preto com listra vermelha rompido entre o estator e o CDI.
- Segundo Defeito: Fio de corta corrente (deveria ser preto com listra branca) está aterrando o sistema mesmo com a ignição ligada.


Procedimento de Reparação

1. Reparação do Fio Preto com Listra Vermelha

- Localize o ponto de rompimento no chicote elétrico.
- Refaça a conexão utilizando terminais apropriados.
- Isolar corretamente com fita isolante ou termo-retrátil para evitar futuros problemas.

2. Correção do Sistema de Corta Corrente

- Identifique que o fio de corta corrente está usando a cor errada (azul com listra branca em vez de preto com listra branca).
- Verifique se este fio está em curto com o Terra quando a ignição está ligada; isso não deve acontecer.
- Corrija a ligação deste fio, garantindo que ele só aterre o sistema quando a ignição estiver desligada.

3. Revisão da Chave de Ignição

- Desmonte a carenagem frontal para acessar a chave de ignição.
- Verifique se os fios estão conectados corretamente:
  - Fio preto com listra branca na posição correta.
  - Fio preto com listra vermelha não deve estar em curto.
- Se necessário, refaça as conexões seguindo o esquema elétrico padrão.

4. Reorganização do Chicote Elétrico

- Aproveite para remover emendas mal feitas ou fios de cores incorretas.
- Utilize terminais e conectores adequados.
- Garanta que todas as conexões estejam firmes e bem isoladas.


Teste Final

- Com todas as reparações feitas, reconecte o CDI.
- Ligue a ignição e verifique se há centelha na vela.
- Teste a partida elétrica.
- Verifique se a chave de ignição desliga o motor corretamente.


Quadriciclo Sem Funcionar


Dicas Importantes

- Sempre consulte o manual de serviço ou o esquema elétrico do veículo.
- Utilize fios e terminais de qualidade para evitar problemas futuros.
- Mantenha o chicote organizado para facilitar futuras manutenções.
- Ao realizar testes, siga uma sequência lógica para não deixar nenhum componente sem verificação.


Conclusão

Neste tutorial, identificamos e corrigimos os problemas que impediam o quadriciclo infantil de 110cc de funcionar corretamente. Entender o sistema elétrico e realizar testes passo a passo é essencial para um diagnóstico preciso.

Espero que esta aula tenha sido útil. Qualquer dúvida, estou à disposição!


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